Mercado Livre Suspende Anúncios de Bebidas Alcoólicas em Meio a Crise de Saúde
O Mercado Livre anunciou a suspensão, a partir de terça-feira (7), da publicação de anúncios de bebidas alcoólicas destiladas. A decisão ocorre em resposta à crise de saúde pública relacionada aos casos de intoxicação por metanol em todo o Brasil. A empresa busca contribuir para o controle da situação, tanto nas esferas pública quanto privada.
Apesar de não haver registros de casos envolvendo sua plataforma, o Mercado Livre reafirma seu compromisso em garantir um ambiente seguro para seus milhões de consumidores no país. A medida é considerada temporária e visa reforçar a segurança da categoria de destilados.
Durante a vigência desta restrição, apenas vendedores autorizados pelas fabricantes poderão republicar seus anúncios, com base nas listas fornecidas pelas próprias marcas. A empresa busca garantir a conformidade dos produtos oferecidos em sua plataforma.
O vice-presidente Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, expressou solidariedade às pessoas afetadas pela crise, ressaltando o acompanhamento atento dos casos de intoxicação por metanol. A empresa reforça seu compromisso com a segurança dos clientes e a prevenção de riscos.
Conforme os Termos e Condições de Uso, a venda de metanol, garrafas vazias de bebidas e produtos sem registro ou advertências obrigatórias são proibidas. A empresa também restringe a comercialização de bebidas com graduação alcoólica superior à permitida, destilados e fermentados com a expressão “Artesanal” (exceto cervejas, vinhos e derivados de uva) e a oferta de produtos sem registro junto aos órgãos competentes.
LEIA TAMBÉM!
A política da empresa estabelece que a remoção de anúncios irregulares acarreta sanções para os vendedores, incluindo a suspensão ou inabilitação da conta. Além disso, o Mercado Livre está atuando proativamente na remoção de anúncios relacionados à situação, seguindo as recomendações da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), incluindo itens que, embora não possuam venda restrita, podem contribuir para o agravamento da situação.