Dados cruciais sobre o mercado de trabalho americano impactam Wall Street! Acompanhe a leitura do relatório de emprego e veja como a economia dos EUA pode mudar
Acompanhamos nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, o pregão do mercado financeiro, que deverá ser fortemente influenciado pelos números de emprego divulgados nos Estados Unidos. A expectativa é de que o crescimento do mercado de trabalho tenha acelerado em janeiro, impulsionado por uma menor quantidade de demissões em alguns setores que possuem sazonalidade, como os relacionados às festas de fim de ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a realidade geral do mercado de trabalho deve ter permanecido relativamente lenta. A incerteza em relação às tarifas de importação tem impactado negativamente as contratações, e a fiscalização mais rigorosa da imigração tem limitado a oferta de mão de obra disponível.
O relatório de emprego do Departamento do Trabalho deve mostrar uma taxa de desemprego estável em 4,4% em janeiro, mantendo-se no mesmo patamar de dezembro. Além disso, espera-se um arrefecimento no crescimento salarial anual.
Economistas apontam que as políticas comerciais e de imigração do governo Trump têm contribuído para um mercado de trabalho mais frio, embora esperem que os cortes de impostos possam impulsionar as contratações ao longo deste ano.
O mercado de trabalho tem enfrentado desafios apesar do crescimento econômico observado. A preocupação com a situação dos empregos e a alta inflação têm afetado a aprovação do presidente Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Setores sensíveis à sazonalidade, como os varejistas e empresas de entrega, contrataram menos trabalhadores temporários para o período de festas do que o normal no ano passado. Janeiro costuma ser o mês com o maior número de demissões relacionadas às festas de fim de ano.
Considerando o baixo volume de contratações sazonais, as demissões provavelmente foram menores, o que elevaria os ganhos de emprego totais.
A folha de pagamento não agrícola (“non farm payroll”) deve indicar 70 mil contratações em janeiro, após 50 mil vagas abertas em dezembro, segundo uma pesquisa da Reuters.
O relatório de emprego, que estava previsto para a última sexta-feira, foi adiado devido à paralisação de três dias do governo federal.
Os contratos futuros dos principais índices americanos e as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil estão em leve alta no pré-mercado.
Brasil: Índice de Preços ao Produtor (Dez) Esperado: ND Anterior: – 0,37%
Estados Unidos: Emprego não agrícola (Jan) Esperado: 70 mil Anterior: 50 mil Nível de desemprego (Jan) Esperado: 4,4% Anterior: 4,4% Salário médio por hora trabalhada (Jan) Esperado: 3,6% Anterior: 3,8%
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!