Mercado acionário em baixa: Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 caem com expectativa de corte de juros pelo Fed. Meta e Alphabet sobem, Apple e mineradoras caem
Os principais índices acionários apresentaram uma tendência de baixa nesta quinta-feira (29), em reação à decisão do Federal Reserve de manter as taxas de juros estáveis entre 3,5% e 3,75% nos Estados Unidos, conforme o esperado. O mercado agora antecipa uma possível redução nas taxas para o mês de junho, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é de que o banco central norte-americano ajuste sua política monetária.
A decisão de manter as taxas de juros inalteradas foi tomada por Stephen I. Miran e Christopher J. Waller, membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto). Ambos votaram por uma redução mínima de 25 pontos-base, demonstrando uma divisão interna no Comitê.
Investidores também analisaram os resultados trimestrais de grandes empresas de tecnologia, que mostraram um aumento nos gastos com inteligência artificial (IA). Empresas como a Meta e a Alphabet apresentaram projeções otimistas, mas também aumentaram seus investimentos em IA.
Por volta das 12h25, pelo horário de Brasília, o Dow Jones registrava uma queda de 0,11%, situando-se em 48.960 pontos. O índice Nasdaq perdia 1,59%, atingindo 23.479 pontos. O S&P 500 desvalorizava 0,79%, com 6.923 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice S&P 500 ultrapassou a marca de 7.000 pontos na manhã de quarta (28), impulsionado pelo otimismo em relação à inteligência artificial (IA). A Meta subia mais de 8% por volta do mesmo horário, com uma previsão otimista de receita combinada com um aumento de 73% no orçamento de investimentos deste ano.
A Alphabet caía mais de 1,80%, apesar de anunciar planos para mais que dobrar os gastos de capital para um nível recorde. A Apple perdia mais de 10%, já que a receita com nuvem não impressionou, alimentando temores de que os altos investimentos na aliança com a OpenAI não estejam se traduzindo em monetização com a rapidez necessária.
As ações da Mastercard subiam mais de 1%, após a empresa divulgar lucro maior no trimestre. Além disso, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caíram para 209.000 na semana encerrada em 24 de janeiro. Analistas consultados pela Reuters previam 205.000.
As mineradoras de terras raras apresentaram quedas após a notícia de que o governo Trump recuaria em relação aos preços mínimos dos minerais críticos. A USA Rare Earth descia mais de 13%, a MP Materials recuava mais de 9%, enquanto a Critical Metals e a United States Antimony caíam mais de 14% e 17%, respectivamente.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!