Mercado Acionário Brasileiro Atrai Investimento Estrangeiro Apesar de Tensões Globais
A crescente aversão ao risco nos mercados internacionais, impulsionada por tensões comerciais e incertezas geopolíticas, tem levado a mudanças na alocação global de capital. No entanto, o mercado acionário brasileiro tem demonstrado um bom desempenho, atraindo investimentos estrangeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad, o Brasil já recebeu um fluxo positivo de quase R$ 7,5 bilhões de investidores estrangeiros para a Bolsa brasileira neste ano. Essa movimentação indica uma diversificação de investimentos, conforme a especialista observou.
Diferencial de Juros Favorece Operações de Carry Trade
Um fator crucial para atrair capital estrangeiro é o diferencial de juros entre o Brasil e outras economias. O Brasil se mostra vantajoso para a estratégia de “carry trade”, onde dinheiro é emprestado em uma moeda e investido em outra para lucrar com a diferença de juros, conforme explicado por Zogbi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posicionamento Geopolítico e Atração de Investimentos
O país se encontra bem posicionado no contexto geopolítico atual, em parte devido à sua distância das principais tensões internacionais. A ausência de “más notícias” também contribui para essa atração de investimentos, conforme a especialista ressaltou.
Composição da Bolsa e Valorização
A composição da Bolsa brasileira, com destaque para o setor de commodities, incluindo o petróleo, e o setor financeiro, também impulsiona a atração de investimentos. Além disso, a valorização do Ibovespa, ainda abaixo do potencial em comparação com outros mercados, especialmente em relação a países desenvolvidos, mantém o preço sobre lucro em níveis abaixo das médias históricas e na comparação global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Expectativa de Corte da Selic Impulsiona Ativos de Risco
A expectativa de que a taxa Selic comece a ser cortada em algum momento ainda este ano, possivelmente no primeiro ou segundo trimestre, também contribui para o mercado acionário. Essa projeção positiva para ativos de risco é um fator importante na atração de investimentos.
