Estudo inovador revela impacto hormonal da menopausa no olfato e sono de mulheres. Pesquisa do Grupo Boticário aponta para redução na percepção de fragrâncias
Um estudo recente, conduzido pelo Centro de Pesquisa da Mulher, do Grupo Boticário, investigou os efeitos hormonais da menopausa e do climatério sobre a percepção olfativa, o sono e a qualidade de vida de mulheres. Os resultados preliminares, considerados inovadores no campo de pesquisa, apontam para uma diminuição na intensidade e duração da percepção de fragrâncias em mulheres nessa fase da vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa clínica envolveu 102 participantes, distribuídos em diferentes faixas etárias. Os resultados mostraram que mulheres entre 50 e 69 anos, durante o climatério, apresentaram uma percepção significativamente reduzida da intensidade, duração e aromas das fragrâncias, em comparação com as mulheres mais jovens.
Adicionalmente, o estudo identificou uma relação entre a desregulação de neurotransmissores, como a serotonina, o GABA (um neurotransmissor que promove o relaxamento) e a dopamina, comuns no climatério, e a alteração na capacidade do cérebro de regular o humor e a ansiedade.
Essa desregulação também contribui para a fragmentação do sono e o surgimento de distúrbios como a insônia.
A insônia, por sua vez, intensifica sintomas como fadiga, irritabilidade e pode levar ao afastamento social. O olfato, que também pode ser afetado pelas mudanças hormonais, assume um papel ainda mais importante na percepção do ambiente e no bem-estar geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relação entre menopausa, sono e bem-estar é complexa. A perda da qualidade do sono, relatada por 46% das mulheres no climatério, impacta a recuperação física e mental. A redução das fases de sono profundo, essenciais para a restauração do corpo, agrava a fadiga (relatada por 45% das participantes) e a sensação de falta de energia.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!