MEI e Bolsa Família: Famílias podem continuar recebendo o benefício em 2026 se respeitarem critérios de renda. Saiba como funciona a Regra de Proteção!
Muitas pessoas acreditam que abrir um Microempreendedor Individual (MEI) significa automaticamente perder o acesso ao Bolsa Família. Essa ideia não corresponde à realidade. Em 2026, famílias que formalizam seus negócios como MEI ainda podem continuar recebendo o benefício, desde que respeitem critérios específicos de renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A chave para essa conciliação reside na Regra de Proteção, um mecanismo criado para evitar cortes abruptos no pagamento.
A Regra de Proteção permite que famílias que aumentaram sua renda continuem no programa Bolsa Família por um período determinado, recebendo 50% do valor do benefício. A duração e o valor do pagamento dependem do perfil da família e do momento em que ela entra na regra.
Existem três cenários de permanência na Regra de Proteção, cada um com regras e prazos diferentes:
A formalização como MEI pode ser um passo estratégico para famílias que buscam autonomia socioeconômica. Além de garantir acesso a direitos e oportunidades, o MEI pode ser conciliado com o Bolsa Família, desde que a renda por pessoa esteja dentro dos limites estabelecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Programa Acredita no Primeiro Passo, criado para promover a autonomia socioeconômica das famílias do CadÚnico, oferece incentivos ao empreendedorismo, como a Conta MEI Caixa.
Jamille Novaes é Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e redatora especializada em economia popular, programas sociais e finanças pessoais, com foco em traduzir temas complexos para o dia a dia do brasileiro.
Atua na produção de notícias e guias práticos sobre INSS, Bolsa Família, PIS/Pasep, FGTS, Imposto de Renda e oportunidades de renda extra, sempre com base em informações oficiais e atualizações verificadas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!