IA Brasileira Prioriza Privacidade e Segurança Digital
A MeetKai Brasil, empresa de inteligência artificial com foco no mercado B2B, lançou um modelo de IA desenvolvido exclusivamente para o Brasil. Definido como a “1ª IA 100% brasileira”, o objetivo central da ferramenta é garantir a privacidade e a segurança digital do país e de seus usuários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diferentemente de modelos que exigem tradução para o inglês, o novo sistema opera inteiramente em português, o que reduz a ocorrência de imprecisões e incongruências. A empresa, que busca se posicionar como alternativa à hegemonia tecnológica de empresas como a China, estima R$ 100 milhões em receita no primeiro ano de operação.
Base de Dados e Raciocínio Local
A construção da base de dados, que possui 32 bilhões de parâmetros, levou oito meses e considerou a identidade brasileira, a diversidade cultural, social e econômica do país. Essa abordagem permite que a IA lide melhor com materiais nacionais, como exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Diário Oficial da União (DOU).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Alessandro Quattrini, CEO da MeetKai Brasil, o modelo oferece resultados “muito satisfatórios” em diversas situações.
Posicionamento Estratégico e Expansão Regional
O posicionamento estratégico da MeetKai Brasil visa um futuro de crescimento regional, aproveitando a vantagem de ser um modelo que raciocina em português. A empresa enxerga forte potencial de mercado nos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, uma sócia minoritária possui um modelo multilíngue que raciocina em espanhol, o que facilitaria uma possível expansão para os países da América Latina. A empresa busca atender aos “pontos de dor do cliente” para desenvolver um modelo que atenda a essas necessidades.
Infraestrutura Nacional e Conformidade Regulatória
A soberania digital do Brasil é reforçada pela infraestrutura de hospedagem, que garante que o software e o acesso à base de dados podem ser totalmente localizados no país, com datacenters e servidores em território nacional. Essa abordagem assegura que a empresa pertença ao cliente, protegendo o país de interferências externas e garantindo a conformidade legal, especialmente em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
A empresa busca atender aos objetivos do Programa Estratégico Brasileiro de Inteligência Artificial (Pebia), que já incorpora soberania e raciocínio em português.
