Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Internacional
  3. Médica considera a sanção dos EUA aos integrantes do Mais Médicos como “sem sentido”, afirmando que “distorce a natureza da iniciativa”

Médica considera a sanção dos EUA aos integrantes do Mais Médicos como “sem sentido”, afirmando que “distorce a natureza da iniciativa”

A professora da UFRJ considera que a medida causa receio entre os servidores e pesquisadores do Brasil.

Por: redacao

15/08/2025 15:16

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lígia Bahia, considera “sem sentido” a decisão do governo dos Estados Unidos de suspender vistos de pessoas que participaram do programa Mais Médicos, sob a alegação de que o programa apoiaria trabalho forçado em Cuba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ela, associar os médicos cubanos a posições políticas, impondo sanções como esta contra o Brasil, “distorce completamente a natureza dessa iniciativa de Cuba de atender pedidos de países que necessitam de médicos e distorce, também, o atual governo, pessoas que estão à frente do atual governo”.

Não faz sentido que essas pessoas tenham tido seus vistos revogados. Se todos os contratos, todas as relações com os Estados Unidos, e todas as pessoas envolvidas, tiverem seus vistos revogados, isso será uma tragédia, pois as universidades [brasileiras] têm convênios com as universidades americanas, com os institutos de pesquisa americanos.

Na avaliação, a sanção aplicada a Mozart Júlio Tabosa Sales, atual secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e a Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro, visa “causar medo, um certo temor”. “Se isso aconteceu com esse funcionário público, tão dedicado, pode acontecer comigo também”, reflete. Segundo ela, Sales é “completamente dedicado, ultra especializado, com um currículo muito singular, muito adequado ao cargo que exerce”.

A Bahia ressalta a tradição de solidariedade de Cuba e o papel histórico de seus médicos no apoio a populações de países de baixa renda. “A saída dos médicos cubanos para o mundo é um processo antigo que vem sendo estudado por todos nós. Estudamos sistemas de saúde, os médicos cubanos atuam em diversos países, inclusive, que não são países governados pela esquerda.”

Leia também:

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Papa Leão XIV Urge União Europeia para Solução da Crise na Ucrânia

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Juiz Autoriza Divulgação de Registros da Investigação de Ghislaine Maxwell

Alexandre de Moraes e Lei Magnitsky: Debate Sobre Soberania Brasileira em 2025

Alexandre de Moraes e Lei Magnitsky: Debate Sobre Soberania Brasileira em 2025

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais médicos e a interiorização.

Lígia ressalta a relevância do Mais Médicos no Brasil, destacando que o programa possibilitou a presença de médicos em regiões de difícil acesso. “A importância do Mais Médicos foi total. Tínhamos um Brasil no qual havia essa dúvida: é possível alocar médicos nos interiores e nessas regiões de difícil acesso? E agora a gente sabe que sim, é possível. E o programa continua, agora não com médicos cubanos, mas com médicos brasileiros”.

A professora recorda a resistência de setores da medicina em relação à interiorização. “Houve muitas críticas de entidades profissionais médicas, principalmente os conselhos de medicina. E houve, digamos assim, uma campanha pelo Brasil, houve pessoas que se dedicaram a viajar pelo Brasil inteiro para se opor aos Mais Médicos”, relata.

Contudo, ela aponta que o Mais Médicos “tornou-se uma política estruturante”. Ela enfatiza que sequer o ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL) demonstrou coragem para extinguir o programa, “que estava apresentando resultados muito positivos”, renomeado na época como Médicos pelo Brasil.

Para audir e visualizar.

O programa Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Alberto KleimanLígia BahiaMais MédicosMédicos pelo Brasilsanção EUA
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Brasil

Prefeitura de SP aciona medidas após greve no transporte público de SP

09/12/2025 19:28 | 2 min de leitura

● Cometa 3I/Atlas: Cientistas Detectam Sinais de Rádio em Aproximação à Terra

09/12/2025 19:31 | 1 min de leitura

● CNH do Brasil: Novo Aplicativo Simplifica Habilitação e Reduz Custos!

09/12/2025 19:33 | 2 min de leitura

● Lula Aprova 99% das Propostas no Congresso e Isenção de Imposto

09/12/2025 19:05 | 1 min de leitura

● Liverpool vence Inter por 1 a 0 e se mantém na Champions League!

09/12/2025 19:19 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!