MEC aceita três últimas notas do Enem no Sisu 2026

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A edição de 2026 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) introduz uma nova modalidade de avaliação para os candidatos. A partir de agora, será possível utilizar as notas obtidas nas três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – as de 2023, 2024 e 2025 – para a inscrição e classificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa alteração representa uma flexibilização no processo seletivo.

Detalhes do Edital

Essa novidade está detalhada no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União em 20 de outubro, e também disponível na página oficial do Sisu. O edital fornece todas as informações sobre as regras e procedimentos para a participação no processo seletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Critérios de Classificação

Para fins de classificação, o Ministério da Educação (MEC) considerará a nota da edição do Enem que apresentar a melhor média ponderada, levando em conta a opção de curso. Essa regra se aplica aos candidatos que não participaram do Enem como treineiros, ou seja, aqueles que se inscreveram na prova após o término do 3º ano do ensino médio.

Início do Processo Seletivo

A medida é inédita e foi incluída no edital de adesão das instituições de ensino superior ao Sisu 2026, que começa nesta segunda-feira (27) e se estende até o dia 28 de novembro, por meio da plataforma Sisu Gestão. As instituições precisam ter concluído a ocupação de vagas da última edição do processo seletivo para participar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) permite que os candidatos escolham e concorram gratuitamente, com uma única inscrição, a vagas em diversas universidades públicas, com base nos resultados obtidos no Enem. O objetivo principal é ampliar o acesso ao ensino superior.

Desde o ano passado, o Sisu passou a ser realizado em edição única, facilitando o processo para os estudantes. No processo seletivo anual, as instituições públicas de ensino superior podem disponibilizar vagas para cursos de graduação com início das aulas no primeiro ou segundo semestre do ano.

Em 2025, foram oferecidas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Na edição de 2025, 254.800 candidatos foram aprovados, com 128.000 na ampla concorrência, 111.000 na modalidade de cotas e 14.000 por meio de ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Sair da versão mobile