Ministério da Educação Abre Processo Seletivo para o Fies – 1º Semestre de 2026
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, em 22 de janeiro, o edital referente ao processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). As inscrições estarão abertas gratuitamente, no período de 3 a 6 de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MEC disponibilizará um total de 67.301 vagas para o primeiro semestre do programa.
O número total de oportunidades para o ano de 2026 é de 112.168 vagas, sendo que as 44.867 restantes serão oferecidas no segundo semestre, destinadas ao financiamento de cursos em instituições de ensino superior privadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Requisitos para Inscrição
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem ter concluído o ensino médio a partir de 2010. É exigida uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e uma nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário comprovar uma renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Como Funciona a Seleção
A classificação dos candidatos será realizada com base nas notas obtidas no Enem, em ordem decrescente. A prioridade será dada aos candidatos que ainda não concluíram o ensino superior ou que não foram beneficiados anteriormente pelo Fies. Em seguida, serão considerados aqueles que já quitaram financiamentos anteriores e os egressos do ensino superior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Data de Divulgação do Resultado
O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os candidatos serão pré-selecionados para uma das opções de curso, turno, local de oferta ou instituição indicadas na inscrição. A complementação da inscrição deverá ser feita entre os dias 20 e 24 de fevereiro, através do sistema Fies Seleção.
Caso não seja selecionado nesta etapa, o candidato será incluído automaticamente na lista de espera, que ficará ativa entre 26 de fevereiro e 10 de abril. Durante este período, poderão ser convocados candidatos de acordo com a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas remanescentes.
