Max Verstappen, da Red Bull, garantiu a pole position no Grande Prêmio de Abu Dhabi, etapa final da temporada 2025 da Fórmula 1, realizada neste domingo, 7, às 10h (horário de Brasília). A disputa pela liderança do campeonato o colocou sob pressão de Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Norris conquistou a segunda posição e Piastri, a terceira, formando o trio com maiores chances matemáticas de título. Verstappen lidera o campeonato com 408 pontos, seguido por Verstappen (396) e Piastri (392).
Análise da Qualificação
Após a sessão, Verstappen comentou: “Conseguimos melhorar o tempo por volta e, claro, estou incrivelmente feliz por estar em primeiro. É a única coisa que podemos fazer, certo? É a única coisa que podemos controlar. Tento maximizar tudo o que temos, tudo o que temos com o carro, e definitivamente conseguimos isso na classificação”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros Pilotos no Top 10
Além do trio de disputa pelo título, George Russell garantiu o quarto lugar com a Mercedes, seguido por Charles Leclerc (Ferrari) e Fernando Alonso (Aston Martin), que parte em sexto. O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, registrou uma de suas melhores classificações na categoria e vai largar em sétimo.
O top 10 ainda conta com Esteban Ocon (Haas), Isack Hadjar (Racing Bulls) e Yuki Tsunoda (Red Bull Racing).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Desempenho Surpreendente e Frustração
Uma das surpresas negativas da sessão foi o desempenho de Charles Leclerc, que foi eliminado ainda no Q1 e larga apenas em 16º. Alex Albon (Williams) também ficou fora e parte em 17º.
Cenários para o Campeonato
O grid de largada para o GP de Abu Dhabi é o seguinte:
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- George Russell (Mercedes)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Esteban Ocon (Haas)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
- Oliver Bearman (Haas)
- Carlos Sainz (Williams)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Alex Albon (Williams)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Pierre Gasly (Alpine)
Para determinar o campeão, sem corrida sprint nesta etapa, a pontuação máxima é de 25 pontos para o vencedor. Max Verstappen precisa terminar em 1º para que Norris precise ser 4º ou pior; Se terminar em 2º, Norris precisa ser 8º ou pior e Piastri deve ser 2º ou pior; Se terminar em 3º, Norris precisa ser 9º ou pior e Piastri deve ser 2º ou pior.
Lando Norris se torna campeão se terminar em 1º, 2º ou 3º, independente dos rivais; Se terminar em 4º ou 5º, Verstappen precisa ser 2º ou pior (posição de Piastri não interfere). Oscar Piastri se torna campeão se terminar em 1º, Norris precisa ser 6º ou pior; Se terminar em 2º, Norris precisa ser 10º ou pior e Verstappen, 5º ou pior.
