María Corina recebe a notícia histórica do Nobel de Direitos Humanos
Venezuelana recebe reconhecimento por “incansável trabalho na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela”.

Maria Corina Machado Recebe Prêmio Nobel da Paz de 2025
A líder da oposição na Venezuela, Maria Corina Machado, de 58 anos, foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2025. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (10.out.2025), e antes da divulgação, a representante recebeu uma ligação do secretário do Comitê do Nobel, Kristian Berg Harpviken.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a voz embargada e emocionada, Maria Corina expressou surpresa ao receber a notícia, afirmando acreditar não ser merecedora. “Espero que você entenda que isso é um movimento, é um esforço de toda uma sociedade. Eu sou apenas, você sabe, uma pessoa”, declarou.
O registro da ligação foi publicado no perfil oficial do Prêmio Nobel no Instagram.
Justificativa da Escolha pelo Comitê Nobel
Kristian Berg Harpviken explicou que tanto o movimento quanto Maria Corina eram dignos de reconhecimento. O secretário leu trechos do comunicado justificando a escolha pela “incansável atuação na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela”, realizada pela laureada. Maria Corina receberá 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).
O Comitê do Nobel destacou Maria Corina como um exemplo notável de coragem civil na América Latina, “uma mulher que mantém acesa a chama da democracia em meio à crescente escuridão”. O comunicado enfatizou a importância da união da oposição em torno da demanda por eleições livres e um governo representativo.
Leia também:

EUA enviam 200 militares a Israel para monitorar cessar-fogo em Gaza

Paramount Skydance compra jornal startup de Bari Weiss por US$ 150 milhões

Israel e Hamas assinam acordo histórico de paz e cessar-fogo em Gaza
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trajetória de Maria Corina Machado
Maria Corina estudou engenharia e finanças e teve uma breve atuação no setor de negócios. Em 1992, fundou a Fundação Atenea, que trabalha em benefício de crianças em situação de rua em Caracas. Em 2002, foi uma das fundadoras da Súmate, que promove eleições livres e justas e realiza treinamentos e monitoramento eleitoral.
Em 2010, foi eleita para a Assembleia Nacional, obtendo um número recorde de votos. O regime a destituiu do cargo em 2014. Lidera o partido de oposição Vente Venezuela e, em 2017, ajudou a fundar a aliança Soy Venezuela, que une forças pró-democracia no país, independentemente de divisões políticas.
Candidatura e Mobilização Política
Em 2023, anunciou sua candidatura às eleições presidenciais de 2024. Após ser impedida de concorrer, apoiou o candidato alternativo da oposição, Edmundo González. A oposição se mobilizou amplamente, mas o regime de Nicolás Maduro declarou vitória e reforçou seu controle sobre o poder.
Outros Premiados Nobel de 2025
Além de Maria Corina Machado, outros cientistas e artistas receberam o Prêmio Nobel em 2025: Nobel de Medicina para Mary E. Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi por suas descobertas acerca da tolerância imunológica periférica; Nobel de Física para John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis por suas pesquisas sobre efeitos quânticos em circuitos elétricos; Nobel de Química para Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar M. Yaghi pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas, conhecidas como MOFs (metal-organic frameworks); e Nobel de Literatura para László Krasznahorkai por “sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.