Os anos 1990 representaram uma década vibrante na moda, caracterizada por estilos ousados e a influência de figuras que se tornaram símbolos da cultura da época. Diversas tendências moldaram o guarda-roupa da juventude, impulsionadas pela presença marcante de algumas marcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, exploramos o legado de cinco marcas que dominaram o cenário da moda na década.
Criada em 1985 por Joana Ferrone e Sue Rose, a marca Fido Dido, com seu personagem de cabelo arrepiado, alcançou popularidade, especialmente nos Estados Unidos e no Brasil. A produção da marca no Brasil, a partir de 1999, foi assumida pela Cativa Têxtil, localizada em Pomerode, Santa Catarina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da presença nas redes sociais, a marca não possui atualizações desde meados de 2023.
A marca italiana Fiorucci, que inspirou uma letra de música da banda Mamonas Assassinas, teve grande destaque nos anos 1980 e início dos anos 1990. Seu declínio foi atribuído a problemas de gestão do fundador, Elio Fiorucci. Em 1990, a empresa foi adquirida pela Edwin Co. e, no Brasil, passou por diferentes responsáveis, incluindo Glória Kalil e, posteriormente, o grupo Supermarcas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 2017, a marca tentou um retorno comemorativo, mas foi comercializada apenas nos Estados Unidos.
Fundada em 1982 em San Diego, Califórnia, a Bad Boy construiu sua marca através do patrocínio de atletas e eventos de surfe, skate e motocross. A marca também se destacou no apoio a lutas de Jiu Jitsu e MMA, mantendo sua operação até os dias atuais.
No Brasil, a marca possui mais de 100 mil seguidores nas redes sociais e uma loja online ativa.
A marca Pakalolo, fundada em 1987, ficou conhecida por suas roupas coloridas, que fizeram sucesso nos anos 1990. A empresa utilizava o modelo de franquia e lojas próprias para expandir seu negócio, atingindo um volume de vendas de 1,2 milhão de camisetas e 300 mil peças de banho durante o verão de 1994.
No entanto, a crise asiática e o endividamento com a abertura de lojas levaram à descontinuação de algumas unidades, sendo adquirida em 2005 e retornando ao mercado em 2009, também como franquia.
A grife Fubu, fundada por Daymond John, surgiu como uma marca voltada à cultura hip hop, crescendo rapidamente nos subúrbios dos Estados Unidos e sendo exportada para diversos países, incluindo o Brasil. No início dos anos 2000, um excesso de estoque nos Estados Unidos impactou a empresa, levando ao seu desaparecimento das prateleiras.
Em meados de 2020, a marca ressurgiu nos circuitos norte-americanos.
