Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Lutas
  3. Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada de Israel, em Brasília, em apoio à Flotilha para Gaza

Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada de Israel, em Brasília, em apoio à Flotilha para Gaza

A manifestação faz parte da agenda internacional de mobilização em apoio ao povo palestino.

Por: redacao

13/09/2025 17:41

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Na manhã do sábado (13), organizações solidárias de origem palestina promoveram uma manifestação em frente à Embaixada de Israel, em Brasília, em apoio à Flotilha Global Sumud para Gaza (GSF). O evento começou às 10h e contou com a participação de dezenas de indivíduos que criticaram o bloqueio marítimo imposto por Israel à Faixa de Gaza e manifestaram solidariedade à missão humanitária que se desloca pelo Mediterrâneo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A professora Muna Muhammad Odeh, residente no Brasil desde 1992 e docente da Universidade de Brasília (UnB), apontou três ações criminosas perpetradas por Israel: a limpeza étnica, com raízes a partir de 1948, caracterizada pelo deslocamento forçado sob a premissa de éxodo voluntário, atos de punição coletiva, como os bombardeios diários em Gaza visando a desestruturação da vida, e a imposição de fome.

A limpeza étnica, a aniquilação do povo palestino, seu deslocamento forçado, essa propaganda enganosa de saídas voluntárias é linguagem do imperialismo e compreendemos muito bem. Aqui na América Latina, entendemos essa linguagem colonial que desloca, que mata, que retira as fontes de vida e de dignidade do ser humano, afirmou a palestina, que é diretora do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes).

A luta do povo palestino contra o genocídio também se destacou durante a manifestação. “A nossa unidade, a nossa luta é o único caminho e o povo palestino nos ensina o exemplo que é resistir”, enfatizou Pedro Batista, membro do Comitê Antiimperialista General Abreu e Lima.

Todas essas mobilizações são fundamentais para garantir a chegada de toda a ajuda humanitária, alimentos e medicamentos que estão sendo transportados pela Flotilha, a maior missão humanitária marítima, com dezenas de embarcações, milhares de ativistas de diversos países e centenas que atuam no momento em sua tentativa de romper o cerco humanitário criminoso promovido pelo Estado de Israel, financiado por vários governos e entidades ao redor do mundo. Por isso, é fundamental que no Brasil se exija a ruptura imediata de todas as relações comerciais entre Brasil e Israel, afirmou Luiza Dovi, integrante do Faísca Revolucionária.

Leia também:

Alexandre Pantoja Reflete Sobre Lesão e Retorno ao UFC 323

Alexandre Pantoja Reflete Sobre Lesão e Retorno ao UFC 323

Brasileiros Conquistam Medalhas de Bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

Brasileiros Conquistam Medalhas de Bronze no Grand Slam de Abu Dhabi

Islam Makhachev Reage Surpreso com Rotina Incomum de Carlos Prates Após UFC

Islam Makhachev Reage Surpreso com Rotina Incomum de Carlos Prates Após UFC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na manifestação, foram proferidas palavras de ordem em apoio ao povo palestino, solicitando o encerramento da ocupação israelense e a garantia do respeito ao direito internacional.

A Flotilha Global Sumud reúne mais de 20 embarcações e inclui delegações de 44 países, incluindo o Brasil. A missão visa romper simbolicamente o bloqueio ilegal imposto por Israel a Gaza e fornecer assistência humanitária à população palestina. Participam da iniciativa aproximadamente 20 ativistas brasileiros, entre eles os ativistas Thiago Ávila, Bruno Gilga Rocha, a vereadora de Campinas Mariana Conti (Psol), o coordenador do Fórum Latino Palestino Mohamad El Kadri, a educadora Carina Faggiani e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).

Membros da frota de ativistas e assistência humanitária para Gaza relataram que um de seus navios foi atacado na noite de terça-feira (9) próximo à Tunísia. A suspeita é de um ataque por drone, um dia após a ocorrência de um incidente semelhante. O primeiro ataque a uma das embarcações ocorreu na segunda-feira (8), quando um barco foi atingido por um drone em águas tunisianas.

Com informações de Sue Anne Cursino.

Receba notícias do Brasil de Fato DF pelo WhatsApp.

Fonte por: Brasil de Fato

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Bloqueio de GazaFlotilha para GazaIsraelManifestação IsraelPalestina
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Educação

USP Abre 234 Vagas para Medalhistas de Olimpíadas do Conhecimento!

07/12/2025 8:56 | 2 min de leitura

● ANS Revela: Reajustes em Planos de Saúde Diminuem em 2025 e Odontologia se Mantém Estável

07/12/2025 9:32 | 1 min de leitura

● Movimento Brasileiro de AIDS Adapta Estratégia Diante de Crise no Tratamento do HIV/AIDS

07/12/2025 6:49 | 3 min de leitura

● Projeto de Lei 347/03: Debate Sobre Proteção Animal no Brasil

07/12/2025 6:06 | 3 min de leitura

● STJ: Benjamin Aponta Falta de Diversidade e Defende Qualidade dos Juízes

07/12/2025 6:09 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!