Manchester: Ataque a sinagoga deixa quatro feridos em Yom Kippur

Atropelamento e agressão com faca chocam durante Yom Kippur

02/10/2025 8:36

2 min de leitura

Manchester: Ataque a sinagoga deixa quatro feridos em Yom Kippur
(Imagem de reprodução da internet).

Atropelamento e Ataque em Sinagoga em Manchester

Quatro pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (2) em um atropelamento seguido de um ataque com faca ocorrido do lado de fora de uma sinagoga em Manchester, Reino Unido, conforme informou a polícia. O incidente ocorreu durante o feriado judaico do Yom Kippur, conhecido como o dia do perdão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os serviços de emergência chegaram ao local às 9h41 (5h41 de Brasília) e prestaram atendimento a “quatro pessoas com ferimentos causados tanto pelo veículo quanto pelas facadas”, informou a polícia através da rede social X.

Suspeito Neutralizado

A polícia relatou que atirou contra o suspeito, que não sobreviveu. O prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham, declarou à BBC que “o perigo imediato parece ter passado”. Ele expressou preocupação com o impacto da notícia, mencionando o medo que ela geraria.

Burnham também destacou a rapidez com que a polícia agiu, atirando no suspeito aproximadamente sete minutos após o primeiro relato do incidente.

Reação do Primeiro-Ministro

O primeiro-ministro Keir Starmer se manifestou “consternado” com o ataque, ressaltando que o fato de ter ocorrido no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna a situação ainda mais grave. Ele expressou seus sentimentos para os familiares das vítimas e agradeceu aos serviços de emergência.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Testemunhas e Imagens

A polícia foi vista com dois policiais armados, apontando seus rifles para o suposto agressor, que estava caído no chão próximo à sinagoga. Uma das vítimas apresentava ferimentos graves. Uma testemunha registrou imagens que foram publicadas no Facebook.

Aumento do Antissemitismo

O prefeito de Manchester mencionou que a comunidade judaica tem “visto um aumento nos incidentes de antissemitismo nos últimos tempos” e que a situação se agravou devido ao contexto atual. A polícia ainda não confirmou o estado de saúde das vítimas feridas.

Declaração de Keir Starmer

“I’m appalled by the attack at a synagogue in Crumpsall. The fact that this has taken place on Yom Kippur, the holiest day in the Jewish calendar, makes it all the more horrific. My thoughts are with the loved ones of all those affected, and my thanks go to the emergency…

— Keir Starmer (@Keir_Starmer) October 2, 2025

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nícolas Robert

Autor(a):