Maduro e Trump abrem diálogo após ações dos EUA na Venezuela em 2025

Maduro abre diálogo com Biden após ações dos EUA. Presidente Nicolás Maduro (PSUV) sinaliza disposição para conversar com Joe Biden (Partido Republicano)

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Maduro Abre para Diálogo com Trump Após Ações dos EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), sinalizou na segunda-feira, 17 de novembro de 2025, sua disposição para um diálogo com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Republicano). A declaração veio um dia após o republicano ter manifestado abertura para conversas com o governo venezuelano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Reafirmamos que só por meio da diplomacia os países livres devem se entender e o diálogo é o caminho para buscar a verdade e a paz. A paz não tem alternativa”, declarou Maduro em uma entrevista. A iniciativa representa uma possível mudança na política de Washington em relação a Caracas.

A declaração de Biden veio após uma série de ações militares dos Estados Unidos na região próxima à Venezuela. As investidas americanas visam combater o narcotráfico, segundo as autoridades norte-americanas, que afirmam que o governo venezuelano mantém ligações com criminosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maduro nega essas acusações, alegando que a ofensiva de Washington tem como objetivo desestabilizá-lo.

Desde setembro, as forças militares dos EUA destruíram 21 embarcações em águas internacionais e mataram ao menos 83 pessoas. Em 14 de novembro, Trump anunciou uma operação militar nas águas do Caribe, denominada “Lança do Sul”, com o objetivo de combater o que ele classifica como “narcoterroristas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A operação envolve quase uma dezena de navios da Marinha dos EUA, com cerca de 12.000 marinheiros e fuzileiros navais, e a USS Gerald R. Ford, o maior navio de guerra do mundo, que atua na zona do Caribe. O Secretário de Defesa, , supervisionará a operação em conjunto com o Comando Militar Sul, que atua na região.

Sair da versão mobile