Maduro e Erdogan conversam sobre aumento da presença militar dos EUA no Caribe

Maduro e Erdogan conversaram sobre aumento da presença militar EUA no Caribe. Venezuela acusa tentativa de “alterar regime político” e busca diálogo

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversaram por telefone no sábado (6). O diálogo foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores venezuelano em um comunicado. A conversa abordou o aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O comunicado detalhou que a discussão se concentrou no envio de uma frota de navios e aeronaves militares pelo Caribe, iniciado em agosto. Caracas alega que essas manobras militares visam uma tentativa de “alterar o regime político” com o objetivo de controlar as reservas de petróleo venezuelanas.

Erdogan expressou preocupação com as ações americanas, mencionando o potencial impacto na paz e segurança da região caribenha. O líder turco enfatizou a necessidade de manter um canal de diálogo entre os Estados Unidos e a Venezuela, buscando uma redução da tensão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nicolás Maduro explicou que as ações americanas são “ilegais, desproporcionais e desnecessárias”, e que a Venezuela continua focada no crescimento econômico, na estabilidade política e na paz interna.

A conversa também incluiu a questão da suspensão de voos internacionais, motivada por um alerta de segurança emitido pela autoridade aeronáutica americana devido à atividade militar próxima à Venezuela. Ambos os líderes concordaram com a importância de restabelecer a rota aérea Caracas-Istambul-Caracas pela Turkish Airlines, que transporta turistas e investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Erdogan reiterou seu apoio a Maduro, após a confirmação de um terceiro mandato em julho de 2024, apesar das denúncias de fraude por parte da oposição venezuelana, que apoia o exilado Edmundo González Urrutia.

Sair da versão mobile