USS Gerald R. Ford chega ao Caribe e EUA estudam ataques em país sul-americano.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira (24) que os Estados Unidos estão “inventando uma guerra” contra a Venezuela, em resposta ao aumento da presença militar americana no Caribe. O desdobramento americano, que já inclui navios de guerra e aviões de combate, é justificado como operações contra o narcotráfico, embora a Venezuela mantenha a alegação de que o objetivo é a derrubada do governo Maduro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde o dia 2 de setembro, as autoridades venezuelanas relatam que 10 supostas lanchas ligadas ao tráfico de drogas foram bombardeadas, resultando em pelo menos 43 mortos. O governo Maduro classificou a situação como uma tentativa de “inventar uma nova guerra eterna”, citando promessas anteriores dos EUA de não se envolverem em conflitos.
Maduro continuou acusando os Estados Unidos de apresentar um “relato extravagante, vulgar, criminoso e totalmente falso”. O presidente venezuelano enfatizou que a Venezuela é um país livre da produção de folha de coca e cocaína, e que busca alcançar 100% de liberdade na passagem de um pequeno percentual do narcotráfico que se origina na Colômbia.
Adicionalmente, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, considerou o desdobramento americano como “uma ameaça militar ali no Caribe contra a Venezuela, contra a região, contra a América Latina, contra o Caribe”.
Com informações da AFP
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicado por Fernando Dias
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!