Liya Santos, natural de Suzano, em São Paulo, de 19 anos, alcançou um marco histórico na edição N60 do São Paulo Fashion Week (SPFW), que celebrou 30 anos. A modelo trans participou de 19 desfiles, com 20 entradas na passarela, incluindo apresentações para Ronaldo Fraga, que homenageou Milton Nascimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participação em Desfiles e Agenciamento
Agenciada por Elian Gallardo, Liya abriu desfiles de marcas como Catarina Mina, Foz, Normando e Fauve Brand, e fechou com apresentações em À La Garçonne, Sou de Algodão, Cria Costura, Gustavo Silvestre e Weider Silveiro. Sua participação também incluiu o casting de marcas renomadas como Lilly Sarti, Marina Bitu, Bold Strap, Alexandre Herchcovitch, Amir Slama, LED, Mercado Livre, Apartamento 03 e Lino Villaventura.
Declarações e Significado do Reconhecimento
“Eu estou muito, muito feliz. Nem sei se consigo explicar direito, porque até agora parece que estou sonhando, sabe? No meio da correria dos desfiles, eu senti uma certeza tão forte. Foi como se tudo fizesse sentido. Alguém me olhou nos olhos, com carinho, e disse: ‘filha, você conseguiu’. Naquele momento, eu simplesmente congelei. Não sabia se ria, se chorava, se agradecia”,” disse Liya em comunicado. Ela também enfatizou que o feito representa resistência e a voz de outras mulheres trans.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto Social e Dados da Antra
Um dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) apontou que o Brasil continua sendo um dos países mais perigosos para a comunidade trans. Apesar de uma redução de 16% em relação a 2024, o país lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas trans e travestis.
Apoio e Trajetória de Liya Santos
Liya atribui seu sucesso ao apoio de Elian Gallardo, que a orientou sobre tempo, imagem e escolhas, e a influenciadora Luiz Matos, da IMG Models, que a preparou e a fortaleceu. A modelo destaca sua trajetória, marcada por propósito, estratégia e coragem, com passagens por grifes internacionais como Saint Laurent e Dolce & Gabbana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Não é só sobre mim. É sobre todas as meninas trans que sonham e que, por muito tempo, ouviram que esse lugar não era delas. Eu estou aqui para dizer que é sim. E que com verdade, estratégia e coragem, a gente chega lá”,” conclui Liya Santos.
