Luxemburgo faz 1º investimento de país da UE em Bitcoin por meio de ETFs

O governo divulga que iniciou investimentos em criptomoedas através de ETFs, visando diversificar o ativo na carteira.

14/10/2025 12:29

1 min de leitura

Luxemburgo faz 1º investimento de país da UE em Bitcoin por meio de ETFs
(Imagem de reprodução da internet).

Luxemburgo Realiza Primeiro Investimento do Zona do Euro em Bitcoin

Luxemburgo anunciou, na última sexta-feira, 10, a realização do primeiro investimento de um país da Zona do Euro em bitcoin. Segundo o governo, o objetivo da aplicação é diversificar o portfólio atual do Fundo Soberano Intergeracional de Luxemburgo, além de garantir a participação do país no mercado cripto em expansão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em comunicado, uma agência do governo explicou que parte das reservas do país foi investida em ETFs (Exchange Traded Funds) da criptomoeda. O governo afirmou ainda que Luxemburgo está “rapidamente se transformando em um hub para empresas sérias do mercado de criptomoedas“, atraindo investimentos e projetos relacionados.

A estratégia do país se alinha com um plano mais amplo para o mercado cripto, buscando posicionar o centro financeiro de Luxemburgo como um líder europeu em ativos digitais. O governo enfatiza o “comprometimento” do país em apoiar tendências de investimento emergentes e voltadas para o futuro.

O investimento no bitcoin faz parte do orçamento nacional para o ano de 2026, que precisará ser aprovado no parlamento. A aplicação na criptomoeda envolverá 1% do portfólio total do Fundo Soberano Intergeracional de Luxemburgo. Novas regras aprovadas pelo governo permitem que o fundo aloque até 15% dos seus recursos para “investimentos alternativos”, incluindo as criptomoedas.

O anúncio de Luxemburgo ocorre em um contexto de crescente interesse de outros países no bitcoin. Os Estados Unidos criaram uma reserva específica da criptomoeda neste ano, e a República Tcheca também iniciou estudos sobre a possibilidade de criar uma reserva do ativo.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):