Luto no PT pela Morte do Frei Sérgio Görgen! Presidente Lula presta homenagem emocionante ao frade que o apoiou em Curitiba. Saiba mais!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua tristeza com o falecimento do frade franciscano Frei Sérgio Antônio Görgen, aos 70 anos, ocorrido em Hulha Negra, Rio Grande do Sul. Em mensagem publicada nas redes sociais na terça-feira (3 de fevereiro de 2026), o presidente classificou o frade como “grande amigo” e relatou que Frei Sérgio o auxiliou em momentos difíceis durante o período em que esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula destacou que Frei Sérgio possuía uma história de vida exemplar, marcada por luta e sacrifícios pessoais em prol dos direitos da agricultura familiar. O presidente do Partido dos Trabalhadores também publicou uma nota de pesar, ressaltando o frade como “exemplo de luta pelo povo do campo, pela agricultura camponesa, pela reforma agrária e pela soberania alimentar”.
Outras figuras do PT também prestaram homenagens. A ministra das Relações Institucionais afirmou que o Brasil perdeu “uma das grandes referências da luta camponesa”, enquanto o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar considerou a morte uma “grande perda para a causa da reforma agrária”.
Ele mencionou o papel fundamental de Frei Sérgio na organização do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e na criação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em 1997.
O senador do PT-ES descreveu Frei Sérgio como “um gigante da luta popular”, enquanto a deputada do PT-RS enfatizou o compromisso do frade com a justiça social e o cuidado com os mais pobres. O deputado do Psol-RJ relembrou a convivência com o religioso, destacando sua importância como referência humana e política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o deputado do PT-SP ressaltou a coerência entre a fé e a atuação política que marcou a trajetória de Frei Sérgio.
Frei Sérgio Görgen, filiado ao PT desde 2000, foi frade franciscano, ex-deputado estadual no Rio Grande do Sul e uma das principais lideranças históricas do MPA e um dos fundadores do MST. Em 2021, ele escreveu um artigo de opinião para o Poder360, analisando o aumento dos preços dos alimentos no Brasil e apontando fatores como a priorização das exportações e a concentração da produção em commodities.
O velório será realizado nesta terça-feira no Assentamento Conquista da Fronteira às 19h. O sepultamento está previsto para a quarta-feira às 16h no cemitério dos freis.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!