Lula, Von der Leyen e Costa discutem acordo comercial com a União Europeia

Presidente Lula e Ursula von der Leyen discutem acordo comercial com a União Europeia. Reuniões em Brasília e Rio de Janeiro. Acordo visa tarifas reduzidas.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Reuniões e Acordos Comerciais com a União Europeia

O presidente do Brasil (PT) realizará uma entrevista nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, às 13h40 no Rio de Janeiro. O encontro ocorrerá após uma série de conversas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante as reuniões, os líderes abordaram questões relevantes da agenda internacional e os próximos passos de um acordo comercial em discussão. O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em um momento crucial para o país.

A assinatura do acordo está prevista para o sábado, 17 de janeiro, porém, sem a participação do presidente Lula. O processo de aprovação na União Europeia foi concluído na sexta-feira, 9 de janeiro, com aprovação por maioria qualificada dos Estados-membros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Países como França, Polônia, Áustria, Irlanda e Hungria expressaram oposição ao acordo. A Bélgica optou por se abster. O tratado visa diminuir as tarifas de importação e simplificar o comércio de produtos e serviços entre os blocos econômicos.

Após a coletiva de imprensa, os líderes participaram de um almoço em honra a Ursula von der Leyen. Em seguida, o presidente Lula retornará a Brasília para prosseguir com suas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile