Lula troca telefones com Trump para direto contato com EUA
Presidente solicitou que Marcio Rubio, secretário de Estado americano, converse com o Brasil “sem preconceito”, segundo o comunicado.

Lula Troca Contatos com Trump em Conversa Diplomática
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) detalhou a conversa que teve na segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista à TV Mirante, Lula enfatizou que o objetivo principal da ligação foi estabelecer um canal direto de comunicação entre os dois líderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele me deu o telefone pessoal dele, eu dei o meu, para que a gente não precise de intermediário para fazer as coisas boas para o Brasil e os Estados Unidos”, declarou Lula, ressaltando a importância de um contato direto para facilitar o diálogo.
Primeira Troca de Contatos Após ONU
A conversa foi a primeira realizada por meios diplomáticos entre os presidentes após o contato que tiveram durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A aproximação ocorreu em meio às tensões envolvendo sanções e tarifas comerciais entre os países.
Pedido por Diálogo Aberto
Lula também solicitou que o secretário de Estado americano, Marco Rubio, dialogue com o Brasil sem preconceitos. “Pelas entrevistas que ele deu, há um certo desconhecimento sobre o país”, afirmou o presidente.
Críticas ao STF e ao Ex-Presidente Bolsonaro
Marco Rubio, responsável pela diplomacia do governo americano, tem expressado críticas à atuação do STF (Supremo Tribunal Federal) e do ministro Alexandre de Moraes em relação a plataformas e redes sociais, bem como à situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi condenado por diversos crimes.
Leia também:

Lula e Trump se encontram em breve conversa de 30 minutos

Mercosul enfrenta crise com disputa pela liderança do IICA

Gilmar Mendes lidera debate no STF sobre pejotização no trabalho
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Governo Brasileiro Aponta Equipe de Negociação
O governo brasileiro designou Geraldo Alckmin (vice-presidente), Mauro Vieira (ministro das Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda) para dialogar com os EUA sobre o “tarifaço”, conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto.