Lula sugere Haddad para 2026 e lidera nova pesquisa eleitoral

Lula sugere candidatura de Haddad em 2026: pesquisa aponta liderança. Presidente avalia biografia do ministro e busca cenário favorável em nova projeção

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou seu desejo de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avalie a possibilidade de candidatura nas eleições de 2026. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 18, Lula afirmou que reconhece o “maior respeito” e a “biografia” de Haddad para tomar qualquer decisão sobre sua futura trajetória política.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente ressaltou a necessidade de uma conversa direta com Haddad e com seu vice-presidente antes de qualquer avaliação formal.

Cenários e Necessidades

Lula indicou que, para que uma candidatura fosse considerada, seria necessário o afastamento de pelo menos 18 ministros do seu governo. Ele enfatizou que a decisão final dependeria da avaliação individual de Haddad, considerando a “envergadura” de seu cargo atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente manifestou a esperança de que Haddad e seu vice-presidente “ganhem” a oportunidade de avaliar a candidatura.

Pesquisa Aponta Vantagem Crescente

Uma pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, revelou que Lula lidera as intenções de voto com 53% nas projeções de segundo turno para 2026. Essa vantagem representa um aumento de quatro pontos percentuais em comparação com um levantamento anterior de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A pesquisa também incluiu o nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) na disputa, com Lula obtendo 53% contra 41% do filho de Jair Bolsonaro, uma diferença de 12 pontos percentuais.

Desempenho em Simulações

Em diversas simulações de votação, Lula manteve sua liderança, com vantagens que variam de 1 a 25 pontos percentuais sobre outros candidatos. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve 45% das intenções de voto, enquanto a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) recebeu 45% das preferências.

O presidente Lula também liderou em relação aos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), Eduardo Leite (PSD) e Ratinho Jr, (PSD).

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa AtlasIntel entrevistou 18.154 brasileiros adultos entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025, utilizando recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.

Sair da versão mobile