Presidente Lula saca veto e aumenta salários de servidores do Poder Judiciário em 8% a partir de 2026. Medida visa controlar despesa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (22) um reajuste de 8% nos salários de servidores públicos efetivos do Poder Judiciário. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional e entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, a proposta original contemplava o reajuste para os anos de 2026, 2027 e 2028. Contudo, o presidente Lula vetou as partes que previam o aumento a partir de 2027, alterando o cronograma da aplicação da medida.
Segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, a decisão visa evitar um impacto adicional na despesa com pessoal após o término do terceiro mandato presidencial. A medida se alinha com os princípios da lei de responsabilidade fiscal, buscando evitar desvios em relação às metas financeiras.
O reajuste abrange os vencimentos básicos de todos os cargos efetivos, cargos em comissão e funções comissionadas dos servidores do Poder Judiciário. A aprovação do Senado ocorreu no final de novembro, dando o aval final para a implementação da nova política salarial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!