Lula recebe título honoris causa em Moçambique e reforça parcerias Sul-Sul

Lula recebe título honoris causa em Moçambique; 9 acordes firmados e celebra 50 anos de parceria bilateral com Moçambique.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente (PT) recebeu, na segunda-feira (24.nov.2025), o título de Doutor Honoris Causa em Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A cerimônia o emocionou profundamente, superando outros reconhecimentos já recebidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente expressou sentir uma igualdade com os moçambicanos, sentindo que não há distinção entre eles.

Títulos e Referências Educacionais

O petista acumula pelo menos 40 títulos honoris causa, concedidos por instituições brasileiras e estrangeiras, incluindo a Universidade de Coimbra, Sciences Po (Paris), Universidad Mayor de San Marcos (Peru), UFBA e UFPE. Ele enfatizou que a educação, para ele, é um investimento, e não um simples gasto, citando Paulo Freire como referência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações e Prioridades de Política Externa

Lula criticou as desigualdades e reafirmou seu compromisso com a igualdade de oportunidades para jovens de baixa renda. Ele defendeu a cooperação com países africanos, priorizando a soberania e o combate à fome, atribuindo a última à “falta de vergonha na cara de quem governa o mundo”.

O presidente argumentou que o Sul Global não pode ser um mero espectador de decisões impostas por grandes potências, e que a prosperidade só será alcançada em um mundo sem unilateralismo e guerras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Acordos Bilaterais e Iniciativas

Durante a visita oficial a Moçambique, foram firmados 9 acordos nas áreas de desenvolvimento, saúde, educação e aviação civil. O governo brasileiro também anunciou a oferta de 480 vagas de capacitação em ciências agrárias e agropecuária para moçambicanos, em 2026, como parte de um esforço para ampliar parcerias técnicas e incentivar a formação profissional no país africano.

A relação entre Brasil e Moçambique marca os 50 anos de parceria bilateral.

Sair da versão mobile