Lula rebate críticas a Belém: “Merz deveria provar culinária do Pará” | Presidente defende riqueza do estado em evento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às críticas sobre sua estadia em Belém, durante a COP30. Em um evento de inauguração de uma ponte que liga o Pará ao Tocantins, em São Geraldo do Araguaia (PA), o petista defendeu a riqueza e a qualidade da oferta do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele argumentou que o chanceler alemão, Merz, teria demonstrado uma visão equivocada ao comparar Belém com a capital alemã.
“Ele, na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará. Ele, na verdade, devia ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% do que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, declarou Lula durante o evento.
A fala do presidente ocorreu após relatos de insatisfação com as declarações de Merz, que foram consideradas ofensivas por integrantes do governo em Belém e Brasília. O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), classificou a crítica como “infeliz, arrogante e preconceituosa”, ressaltando que não representa a opinião de outros visitantes.
O governador Helder Barbalho (MDB) também se manifestou sobre o assunto, utilizando a rede social X (antigo Twitter). Em sua publicação, ele defendeu o estado e afirmou que “um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Merz proferiu as declarações durante o Congresso de Comércio Alemão, na semana anterior. Ele mencionou que, ao questionar jornalistas presentes no Brasil, ninguém expressou interesse em permanecer em Belém.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!