Guilherme Boulos assume a chefia da Secretaria Geral da Presidência. Troca foi anunciada na 2ª feira (20.out) no Poder360.
A saída de Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência, confirmada na segunda-feira (20.out.2025), marca a 13ª troca de ministros desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa movimentação ocorre em um contexto de reestruturações no governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de uma série de viagens à Ásia, Lula anunciou Guilherme Boulos (Psol) como novo chefe da Secretaria Geral, responsável pela interlocução com movimentos sociais. A nomeação de Boulos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (21.out).
(A íntegra do DOU está disponível em PDF – 448 kB)
A primeira mudança em ministérios ocorreu em abril de 2023, com a saída do general Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que permaneceu no governo por 108 dias. O general da reserva pediu demissão após a divulgação de um vídeo que mostrou suposto envolvimento nos atos do 8 de Janeiro.
Em seu lugar, Lula nomeou o general Marcos Antônio Amaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A 12ª troca se deu com a demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres. Márcia Lopes assumiu no lugar dela.
Apesar de Cida ser amiga da primeira-dama, Janja Lula da Silva, pesaram contra ela acusações de assédio moral no órgão. A ministra negou. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um processo contra ela.
(Lista completa das mudanças na Esplanada de Lula disponível)
As recentes trocas de ministros refletem as estratégias de reestruturação do governo Lula, buscando otimizar a gestão e responder a desafios políticos e administrativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.