Governo Lula mobiliza apoio após tornado no Paraná: 5 mortos e 432 feridos. Medidas emergenciais em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava. Apoio federal e envio do Gade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomará medidas para atender a população afetada por um tornado que atingiu o Paraná. O reconhecimento formal dos decretos de calamidade pública nos municípios da região Sul, especialmente em cidades como Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, deve ocorrer ainda esta sábado (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que cada município emitirá seu decreto, que será analisado e reconhecido pelo governo federal.
Com o reconhecimento, os prefeitos poderão solicitar apoio de Brasília. As primeiras ações se concentrarão no fornecimento de recursos essenciais, como medicamentos, água e colchões. Além disso, será dada prioridade à desobstrução de vias de acesso, facilitando o trabalho das equipes de resgate e assistência.
Os trabalhos estão sendo coordenados pelo ministro Waldez Góes, que já conversou com os prefeitos locais e governadores da Região Sul. O governo federal também enviará o Grupo de Apoio a Desastres (Gade) da Defesa Civil para a região. O grupo conta com a presença de especialistas em reconstrução e ajuda humanitária.
Um tornado causou destruição em cidades do Paraná, resultando em cinco mortos e 432 feridos, segundo dados da Defesa Civil. O Climatempo aponta a associação do fenômeno a uma frente fria, com potencial para gerar ventos fortes em outros estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de afetar o litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Defesa Civil de São Paulo já emitiu alertas para diversas cidades devido a fortes chuvas, ventos intensos e risco de queda de granizo.
O CMDEC (Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado) do Rio Grande do Sul acompanha a possibilidade de rajadas de ventos severas e tornados. O governo estadual ampliará a área de risco severo para ventos acima de 100 km/h, chuvas intensas e granizo.
A Defesa Civil de São Paulo também estabeleceu um gabinete de emergência para lidar com os alertas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!