Mercosul Busca Acordo com a União Europeia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pressionou nesta terça-feira (16) os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Itália, Giorgia Meloni, a aprovar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O mandatário brasileiro afirmou que a União Europeia demonstra interesse no acordo e o Mercosul também, apontando para um “pequeno problema” como obstáculo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração foi feita durante uma reunião do Conselho de Participação Social, no Palácio do Planalto.
Lula ressaltou a preocupação do presidente francês com os produtores rurais, que temem perder competitividade na disputa com o Brasil. Segundo o presidente, a hesitação de Macron se deve à reação do público francês. Ele enfatizou que o Brasil não compete com os produtos agrícolas da França, destacando as diferenças de qualidade dos produtos e a necessidade de ceder em alguns pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da Itália, Giorgia Meloni, também é citado na fala de Lula, que espera que ambos os líderes assumam a responsabilidade pela assinatura do acordo. Lula expressou o desejo de que a notícia seja positiva, sem que haja receio de perder competitividade com o mercado brasileiro.
A França solicitou um adiamento da assinatura do pacto comercial, com Bruxelas buscando concretizá-lo no próximo sábado (20). O governo francês propõe que a votação seja realizada em 2026. Lula estará em Foz do Iguaçu, no Paraná, para uma reunião da Unasul com a participação da União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
