O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, iniciou recentemente um evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Universitário de Brasília (HUB), para observar um dia de mutirão de atendimento à população promovido pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde. Os ministros Camilo Santana (Educação) e o presidente da EBSERH, Arthur Chioro, também estão presentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, Padilha apresentou um vídeo institucional. A ocasião inclui uma transmissão ao vivo de outros cinco hospitais que promovem o mutirão, em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Belém (PA), Goiânia (GO) e Curitiba (PR).
A iniciativa, denominada “EBSERH em Ação – Agora Tem Especialistas”, acontece em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, também conhecida como Dia E. A ação é realizada em 45 hospitais universitários federais da rede EBSERH, envolvendo estudantes de graduação e residentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa abrange 29 mil atos no Brasil, incluindo 22.700 exames, 4.500 consultas e 1.900 cirurgias eletivas, nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Em Brasília, contabilizam-se 852 procedimentos, com a participação de 170 profissionais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para receber os serviços, é necessário estar sob atendimento nos hospitais universitários, cumprindo os critérios de prioridade, ou ser direcionado pela central de regulação municipal ou estadual.
O programa Agora Tem Especialistas foi lançado pelo Ministério da Saúde para diminuir as filas e o tempo de espera no Sistema Único de Saúde. Conforme informações do governo federal, a EBSERH já realizou 47 mutirâmios no país em 2025.
Fonte: Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
