Reunião da Presidência da República na Índia
O Presidente da República, do Partido dos Trabalhadores (PT), embarcou nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, para a Índia, iniciando uma viagem de oito dias pela Ásia. Em suas redes sociais, o Presidente publicou: “Namaste, Índia! Cheguei para mais uma visita com uma agenda importante: estreitar laços, aprofundar parcerias e discutir o futuro da inteligência artificial no mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seguimos trabalhando para construir mais cooperação, inovação e oportunidades entre nossos países”.
Agenda Internacional e Foco em Inteligência Artificial
Esta viagem marca o início de uma agenda internacional que inclui participação em uma cúpula dedicada à inteligência artificial, encontros bilaterais com autoridades estrangeiras e um fórum empresarial. O tema da inteligência artificial tem sido tratado pelo governo brasileiro como central para a política industrial e para a inserção do país nas cadeias globais de valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é de que a discussão sobre o tema seja um dos pilares da estratégia do Brasil no cenário internacional.
Viagem à Coreia do Sul
Após a agenda na Índia, o Presidente Lula seguirá para a Coreia do Sul, onde está programada uma visita de estado. A agenda inclui reuniões oficiais e a assinatura de um plano de ação trienal para elevar o relacionamento bilateral. A Coreia do Sul é um importante parceiro comercial do Brasil, e a visita visa fortalecer essa relação em áreas como tecnologia e inovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Parcerias Estratégicas e Acordos Comerciais
Durante a visita à Índia, o Presidente brasileiro participará do Fórum Empresarial Brasil-Índia, que reunirá mais de 300 empresas brasileiras. Também serão anunciados avanços nas negociações para ampliação do acordo comercial entre Mercosul e Índia, além da extensão da validade de vistos de negócios e turismo entre os dois países.
Uma parceria entre a Embraer e a multinacional indiana Adani Defense and Aerospace também será revelada.
Reuniões Bilaterais e Acordos
A visita à Índia retribui a vinda ao Brasil do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em julho de 2025. Os dois líderes já se reuniram quatro vezes durante o atual mandato de Lula. A viagem visa consolidar a relação bilateral e explorar novas oportunidades de cooperação em áreas estratégicas para o Brasil.
