Lula visita África do Sul para Cúpula das 20 na África do Sul. Presidente do PT discute minerais críticos com Índia e África do Sul
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) viajará para Joanesburgo, África do Sul, no sábado (22.nov.2025) e domingo (23.nov.2025), para participar da Cúpula do grupo das 20 maiores economias do mundo. A agenda inclui discussões sobre minerais críticos, um ponto de prioridade para a presidência sul-africana no fórum internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento reunirá o presidente com o primeiro-ministro da Índia (Partido do Povo Indiano, direita) e o presidente da África do Sul (Congresso Nacional Africano, centro-esquerda), em um contexto de diálogo entre Brasil, Índia e África do Sul.
O petista também agendou reuniões bilaterais com representantes de outros países. A programação inicial prevê sessões sobre crescimento econômico sustentável, questões rurais e desenvolvimento econômico, além de temas relacionados ao comércio internacional.
Posteriormente, o presidente participará de discussões sobre a redução de riscos de desastres, mudanças climáticas e transição energética.
No domingo pela manhã, a cúpula abordará especificamente o tema de minerais críticos. Durante um briefing à imprensa, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador , enfatizou a importância desses minerais para a África do Sul, destacando que a cúpula visa promover um debate econômico e financeiro robusto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos Estados Unidos (Partido Republicano) decidiu não participar do evento. A decisão, segundo fontes, se baseou em preocupações sobre supostas violações de direitos humanos contra descendentes de colonos europeus no país.
Em resposta ao boicote, o governo brasileiro manifestou seu apoio à África do Sul. O Planalto afirmou que o presidente Lula “destacou a importância de um Painel Internacional sobre Desigualdade, com capacidade de assessoramento técnico sobre a matéria”.
Na segunda-feira (24.nov.2025), o presidente também estará em Maputo, Moçambique. A visita coincide com o 50º aniversário da independência do país africano.
O secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador , informou que a viagem faz parte de um plano de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique. O presidente participará de um seminário empresarial com a expectativa de reunir cerca de 200 empresários brasileiros e moçambicanos.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!