Lula indica advogado Jorge Messias para vaga no STF; veja detalhes

Lula indica Jorge Messias para o STF! Advogado de 45 anos, indicado para vaga aberta no STF. Processo de sabatina e votação no Senado.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, o advogado Jorge Messias para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) decorrente da aposentadoria antecipada do ministro Roberto Barroso, de 67 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a chegada de Messias, o STF voltará a ter a complementação de 11 ministros, distribuídos entre 10 homens e uma mulher.

Processo de Sabatina e Aprovação

O novo ministro ainda precisa passar por um processo de sabatina e aprovação no Senado Federal. Inicialmente, Messias será ouvido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde os senadores farão perguntas sobre sua trajetória, opiniões e entendimentos jurídicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a audiência, a CCJ realizará uma votação em caráter secreto. Se houver maioria favorável (metade mais um dos presentes), a indicação seguirá para o plenário do Senado.

No plenário, também ocorrerá uma votação secreta, na qual Messias precisará obter maioria absoluta, ou seja, pelo menos 41 votos favoráveis, para ser oficialmente nomeado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Perfil de Jorge Messias

Jorge Rodrigo Araújo Messias tem 45 anos e nasceu em 25 de fevereiro de 1980. Atualmente, é ministro da Advocacia-Geral da União (AGU) desde o início do terceiro mandato de Lula, em dezembro de 2022. Ele é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da UFPE e possui títulos de mestre e doutor pela UnB.

Messias possui experiência em diversas áreas do governo petista, tendo ocupado cargos como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Também atuou como procurador do Banco Central e conselheiro fiscal do BNDES.

Em 2022, antes de ser indicado ministro, Messias liderou uma lista de indicados para a AGU, que foi enviada ao presidente Lula.

Messias atuou como procurador da Fazenda Nacional desde 2007.

Sair da versão mobile