Lula inaugura Cúpula do Clima em Belém e defende responsabilidade global

Luiz Inácio Lula da Silva inaugura Cúpula do Clima em Belém e defende responsabilidade global pelo clima. Evento antecipa a COP30 na Amazônia.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta quinta-feira, 6 de novembro de 2025, a Cúpula do Clima em Belém (PA). O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, conhecida como COP30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cosmogonia e Responsabilidade Humana

Durante seu discurso, o presidente Lula citou a crença indígena da Amazônia, expressa no dito ianomâmi, que atribui aos seres humanos a responsabilidade de sustentar o céu para evitar desastres. Ele enfatizou que a perspectiva do povo amazônico define a responsabilidade humana diante do planeta, especialmente em relação aos mais vulneráveis.

Belém como Sede da COP30

Lula justificou a escolha de Belém como sede da COP30, afirmando que é justo que a região amazônica, a maior floresta tropical do mundo, apresente suas ações aos países participantes da Conferência. Ele ressaltou que este é o primeiro evento da COP a ser realizado na Amazônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Modelo de Desenvolvimento Sustentável

O presidente apresentou um contraste entre o poder do desenvolvimento e a necessidade de um novo modelo, mais justo, resiliente e com baixo teor de carbono. Ele expressou o desejo de que a Cúpula contribua para a construção de um futuro melhor, incentivando a colaboração entre os países.

Responsabilidade dos Países Desenvolvidos

Lula reforçou a necessidade de que os países desenvolvidos reconheçam sua responsabilidade nas mudanças climáticas, destacando que “é o momento de agir”. Ele enfatizou a importância da colaboração internacional para enfrentar o desafio global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Agenda da Cúpula

A Cúpula do Clima abordará temas como o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, financiamento climático, biocombustíveis, a preservação das florestas e a discussão sobre os oceanos. Espera-se que a cúpula estabeleça compromissos políticos importantes para a COP30.

Sair da versão mobile