Lula faz apelo por votos para Messias no STF | Presidente solicita apoio dos ministros à nomeação do advogado.
Em um momento de descontração durante a última reunião ministerial de 2025, realizada na Granja do Torto, residência oficial da Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo direto aos ministros, solicitando que entrassem em contato com senadores e pedissem votos para a indicação do advogado Messias para o cargo de Advogado-Geral da União, com destino ao Supremo Tribunal Federal (STF).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o encerramento da reunião, Lula comentou: “Quem tiver um senador amigo, não deixe de ligar para desejar um Feliz Natal e pedir voto para o Messias”, declarou. A fala gerou risadas entre os presentes, demonstrando um tom informal da reunião.
O presidente buscou enfatizar a importância do apoio do Senado para a nomeação.
Lula esclareceu que a indicação do advogado se baseia em mérito e reconhecimento pelo trabalho em defesa da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele ressaltou a lealdade de Messias ao longo do tempo, enfatizando que a escolha se justifica pela sua expertise jurídica e pela gratidão do país.
A nomeação de Messias para o cargo ocorreu em 20 de novembro e agora ele enfrentará um processo de sabatina no Senado. A votação final, que determinará a aprovação do nome, está prevista para o início de 2026, após uma decisão anterior do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que havia agendado a votação para 10 de dezembro, mas a cancelou sob pressão do Palácio do Planalto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!