Carteira Nacional Docente do Brasil Valoriza Professores no Ceará
O presidente do Brasil, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), entregou, na quarta-feira (3.dez.2025), carteiras nacionais de docentes a professores do Ceará, em evento em Fortaleza. O documento de identidade funcional concede benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis e outros serviços oferecidos pela iniciativa #TôComProf, que visa reconhecer e valorizar a classe docente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento é parte do eixo Valorização do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano e que atenderá os 2,7 milhões de docentes da rede pública e privada de todo o país.
Benefícios e Requisitos para a Carteira Nacional Docente
A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é um documento oficial com validade nacional, que busca valorizar a profissão de docente. A lei que institui a CNDB foi e o documento em 15 de outubro, Dia do Professor. Para ser elegível, o professor deve ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) regular junto à Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em instituição de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a validação do cadastro, usando o login da conta, a CNDB já é disponibilizada em formato digital.
Programas de Valorização e Investimentos no Ceará
O programa Mais Professores para o Brasil envolve uma série de ações para incentivar e valorizar a docência no país. Entre essas ações está a premiação de 100 mil professores das redes públicas com base nas escolas com maior nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No Ceará, mais de 4.000 profissionais se destacaram e receberam um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3.000 para a aquisição de computadores e tablets, além de ferramentas digitais pedagógicas.
Novas Obras do ITA no Ceará
Durante o evento, Lula também assinou a autorização para a terceira etapa de obras do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) no Ceará. Com investimento de R$ 181,3 milhões, o ato marca um novo avanço no projeto de implantação da instituição na Base Aérea de Fortaleza.
O campus no Ceará foi anunciado por Lula em janeiro de 2024 e o início das atividades presenciais está previsto para 2027. Cerca de 40% dos alunos do ITA no interior paulista são oriundos do Ceará.
