Lula Participa de Cúpula sobre IA na Índia e Agenda Giro Asiático
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na Índia, desta quinta-feira (19.fev), participando da foto oficial dos líderes mundiais que se reuniam na Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Délhi. O registro, feito no Bharat Mandapam, local da cúpula, contou com a presença do presidente da Estônia, Alar Karis, e do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cúpula, a primeira a ser sediada em um país do Sul Global, marca um esforço do governo brasileiro para garantir que nações em desenvolvimento tenham voz ativa nas discussões sobre a governança da inteligência artificial.
Além de líderes como o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e a diretora do FMI, Kristalina Georgieva, a delegação brasileira também teve encontros bilaterais com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Lula também conversou com o CEO do Google, Sundar Pichai, e com o presidente da Croácia, Zoran Milanović.
Agenda de Lula na Índia e Próximos Passos
Na quarta-feira (18.fev), Lula recebeu o convite do primeiro-ministro indiano para participar da cúpula. Na quinta-feira, além dos encontros já mencionados, o presidente participou de uma plenária de alto nível. Na sexta-feira (20.fev), o Brasil promoveu o evento paralelo “IA para o Bem de Todos” e também foi agendada a inauguração do 11º escritório internacional da ApexBrasil, com a cerimônia conduzida pelo presidente da agência, Jorge Viana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No sábado (21.fev), Lula se reuniu com Modi, com a expectativa de assinatura de pelo menos três atos, incluindo um memorando e uma parceria entre a Embraer e a indiana Adani Defense and Aerospace. Paralelamente, ocorreu o Fórum Empresarial Brasil-Índia 2026, com a presença de cerca de 600 empresários dos dois países e a apresentação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Na segunda-feira (22), Lula embarcou para Seul, onde se reunirá com o presidente Lee Jae Myung e com executivos de grandes empresas sul-coreanas. Também está programado um fórum com cerca de 230 empresários brasileiros e a assinatura do Plano de Ação Trienal 2026–2029, que visa elevar a relação bilateral ao nível de parceria estratégica.
A pauta do giro asiático abordará temas como inteligência artificial, minerais críticos, agronegócio e a abertura do mercado sul-coreano para carnes bovinas brasileiras.
Lula retorna ao Brasil no dia 24.
