Lula em Alerta: PT Aiona Ações Radicais Contra Bolsonaro, Zema e PL!

Lula sob ataque! PT e aliados movem ações contra Flávio Bolsonaro, Zema e PL. Acusações de propaganda eleitoral antecipada e ataques à imagem do presidente. Saiba mais!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

PT e Parceiros Protocolam Ações Contra Flávio Bolsonaro, Zema e PL

O Partido dos Trabalhadores (PT), juntamente com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), apresentou nesta sexta-feira (20) uma série de ações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o Partido Liberal (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa surge em resposta ao que a federação considera uma prática de propaganda eleitoral antecipada, com o objetivo de prejudicar o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a Federação Brasil da Esperança, o grupo político alega que o PL, através de conteúdos considerados inverídicos e falsos, tem tentado atacar a imagem de Lula, buscando influenciar a opinião dos eleitores. Um dos vídeos que deu origem à ação é uma produção de inteligência artificial que mostra um desfile de escola de samba com imagens do chefe do Executivo, da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva (Janja), da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-líder venezuelano Nicolás Maduro e da ministra Gleisi Hoffmann.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a ação também menciona os casos do Banco Master e dos descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a crise nos Correios.

Flávio Bolsonaro, também como pré-candidato à presidência, teria como objetivo “difamar” a imagem de Lula e associá-lo a escândalos financeiros, como a liquidação do Banco Master e os descontos indevidos do INSS, segundo a Federação. Em outra ação, o grupo partidário acusou Flávio e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado de fazer propaganda eleitoral antecipada com a distribuição de adesivos com imagens do senador e do ex-presidente Jair Bolsonaro com a frase “Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Em resposta, o governador mineiro, Romeu Zema, defendeu que o objetivo das publicações foi “de recordar passagens marcantes da carreira de Lula que foram esquecidos no desfile do Sambódromo”. “Lula acha normal que uma escola de samba use dinheiro público para fazer campanha a seu favor, mas fica nervoso quando alguém lembra sua verdadeira trajetória”, declarou Zema.

O PT apresentou as defesas da sigla e do chefe do Executivo às ações protocoladas pelo PL e acusou o partido de “influenciar, coordenar ou requisitar” a homenagem. A legenda argumentou que a homenagem “narrou a história de vida” do presidente.

O partido de Lula também afirmou que o Sambódromo Marquês de Sapucaí é um “espaço democrático, no qual é corriqueira e historicamente consagrada a homenagem a personalidades relevantes para a história do Brasil e do mundo”.

O PT negou que a legenda e o chefe do Executivo “influenciaram, coordenaram ou requisitaram” a homenagem. “Tudo que foi levado à avenida foi de iniciativa direta da Acadêmicos de Niterói, que exerceu o seu legítimo direito à liberdade de expressão artística e política”, disse.

O espaço segue aberto para a resposta das partes.

Sair da versão mobile