Lula e Trump se encontram e geram meme nas redes sociais

Republicano “faz o L” em encontro; tarifaço mantém-se após reunião. Leia na íntegra no Poder360.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (Partido Republicano) em 26 de outubro de 2025, durante a 47ª Cúpula de chefes de Estado da Asean, gerou comentários nas redes sociais. Os líderes se encontraram na Malásia para discutir questões comerciais, em especial as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parte dos internautas reagiu às imagens dos líderes sorrindo juntos, criando memes. Alguns usuários ironizaram a situação, enquanto outros destacaram a manutenção das tarifas e o adiamento das negociações bilaterais para o dia 27 de outubro.

A reunião entre os dois presidentes durou 45 minutos. Segundo o secretário-executivo do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Márcio Elias Rosa, Lula solicitou a retomada imediata das negociações. Trump orientou sua equipe a se reunir com a delegação brasileira ainda no mesmo dia, com o objetivo de alcançar conclusões até o final da noite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, do assessor da Presidência da República, Audo Faleiro, do secretário de Estado, Marco Rubio, do secretário do Tesouro, Scott Bessent, e do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.

O petista busca reverter o tarifaço aplicado a produtos brasileiros importados e o fim de medidas restritivas impostas pelos EUA a autoridades brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Após a reunião, a comitiva brasileira relatou que Lula mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao discutir as sanções ao Brasil, incluindo o cancelamento de vistos de autoridades e o caso do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), enquadrado na Lei Magnitsky.

O petista afirmou que o julgamento do ex-presidente foi correto e com amplo direito de defesa. Representantes brasileiros informaram que Trump apenas ouviu a situação sem fazer observações.

O encontro não resultou na revogação das tarifas adicionais de 50% para produtos brasileiros importados, mas as delegações devem iniciar a discussão sobre as taxas no domingo (26.out), no horário de Brasília – que será manhã de segunda-feira (27.out) na Malásia.

Sair da versão mobile