Lula e Trump discutem fim de tarifas de 40% em videoconferência
Lula solicita a Trump o fim de tarifas de 40% em videoconferência de 30 minutos.

Lula e Trump Encontram-se em Videoconferência e Aliança Política é Celebrada
Deputados aliados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram nas redes sociais a videoconferência de 30 minutos entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ocorrida na segunda-feira (6.out.2025). A reunião, focada em questões relacionadas ao tarifário aplicado ao Brasil, gerou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tem buscado apoio nos Estados Unidos para a aplicação de sanções e a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que, “enquanto a política do ódio semeia a divisão, prejudicando toda a nação, Lula contrapõe com diálogo e construção”. Segundo ele, “essa é a liderança que conquista admiração e respeito em todo o mundo”. A fala reflete a estratégia do governo Lula de promover o diálogo internacional como alternativa à polarização política interna.
A deputada federal Duda Salabert (PT-MG) comentou sobre a situação, afirmando que “acabou a conversinha para boi dormir: quem defende o Brasil e nossas empresas é o Lula, e não a quadrilha condenada”. A referência é ao grupo de parlamentares ligados a Bolsonaro, que tem defendido políticas consideradas prejudiciais à economia brasileira.
Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado em 2022. A condenação representa um marco legal importante na luta contra a impunidade e o extremismo político.
Eduardo “bananinha” Bolsonaro, em resposta, escreveu: “calma, o Trump não vai te atender agora. Você perdeu seu tempo”. A alcunha “bananinha” é utilizada em referência a Bolsonaro.
Leia também:

Vestibular Unesp 2026: Última semana para se inscrever!

Haddad avalia reunião com Trump como “positiva” e aguarda nota oficial

César Lattes: físico brasileiro que chegou perto do Prêmio Nobel
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) ironizou: “Alguém tem notícias do Bananinha [Eduardo] depois dessa?”. A frase demonstra desdém em relação às ações do parlamentar.
Orlando Silva (PC do B-SP) comentou: “Será que rolou uma química?”. A pergunta se refere à declaração de Trump sobre ter tido uma “química excelente” no breve encontro com Lula.