Marco Rubio lidera negociações com governo brasileiro sobre tarifas e comércio bilateral, após fala de presidentes sobre o tema.
Na manhã de segunda-feira (6.out.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, que durou aproximadamente 30 minutos, teve um tom amigável, conforme informado pelo Palácio do Planalto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois líderes mencionaram o encontro realizado em setembro, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e expressaram o interesse em fortalecer as relações entre os países.
Segundo o comunicado do Planalto, Lula ressaltou que o Brasil é um dos três países do G20 com balança comercial positiva com os Estados Unidos. O presidente brasileiro solicitou a revogação da tarifa de 40% sobre produtos importados da Argentina e a suspensão de medidas restritivas contra autoridades brasileiras.
Donald Trump nomeou o secretário de Estado, Marco Rubio, para liderar as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o chanceler Mauro Vieira. Os presidentes também combinaram um novo encontro em breve.
Lula propôs que a reunião seja realizada durante a Cúpula da ASEAN, que ocorrerá na Malásia, e reiterou o convite para que Trump participe da COP30, a ser realizada em Belém (PA). O presidente brasileiro manifestou disposição para viajar aos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ambos os líderes estabeleceram um canal de comunicação direta, com Alckmin, os ministros Vieira, Haddad e Sidônio Palmeira, e o assessor especial Celso Amorim acompanhando a ligação.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!