O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na segunda-feira, 26 de janeiro de 2026. A ligação teve como foco a relação bilateral entre os países e questões de interesse global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a conversa, os líderes discutiram indicadores econômicos de ambos os países, com Trump destacando o impacto positivo do crescimento econômico dos Estados Unidos e do Brasil para a região. Houve também celebração pelo avanço nas relações comerciais, com a redução de tarifas sobre produtos brasileiros.
Lula retomou uma proposta enviada ao Departamento de Estado em dezembro, buscando fortalecer a cooperação no combate ao crime organizado. A proposta inclui medidas como o congelamento de ativos de grupos criminosos e o intercâmbio de informações financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trump recebeu a ideia positivamente.
Os presidentes também trataram da situação na Venezuela, com Lula enfatizando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade regional, além de promover o bem-estar do povo venezuelano. Ambos concordaram com a realização de uma visita de Lula a Washington após suas viagens à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro, com a data a ser definida posteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
