Reunião em Belém busca soluções globais para o aquecimento global com Lula e Macron. Evento atrai 50 mil pessoas e debate futuro energético.
A cidade de Belém, no estado do Pará, receberá a partir de segunda-feira (10) uma reunião internacional com o objetivo de impulsionar os esforços globais de combate ao aquecimento global. O evento contará com a participação de quase 50 mil pessoas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das preocupações com a falta de hotéis e o aumento dos preços, a ambição central da reunião é que o mundo preste atenção à Amazônia, a maior bacia hidrográfica do planeta, e aos seus milhões de habitantes. A região enfrenta desafios significativos, como o desmatamento, a mineração ilegal e a poluição de seus rios.
O Brasil tem se preparado diplomaticamente para a COP30 há um ano, mas a organização logística ainda apresenta desafios. Vários pavilhões estavam em construção no domingo no centro de conferências, gerando incertezas sobre a prontidão do evento.
Um dos pontos de discussão será o “mapa do caminho” para o abandono gradual das energias fósseis, uma promessa feita na COP28 em Dubai, mas que enfrenta resistência, especialmente com o retorno de um cético das mudanças climáticas ao poder nos Estados Unidos.
A participação inédita dos Estados Unidos nas reuniões do clima levanta questões sobre a capacidade de alcançar um consenso sobre as medidas necessárias para enfrentar o aquecimento global. O grupo de pequenas ilhas exige que a agenda da COP30 inclua uma discussão sobre o fracasso em evitar o aumento de 1,5°C.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante do negacionismo climático, líderes como o presidente francês Emmanuel Macron, defenderam a importância da ciência em detrimento de ideologias.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!