Lula discute investimentos em mineração com comissão global. Reunião no Palácio Itamaraty abordou práticas sustentáveis e minerais críticos. Clima de discrição após operação no Rio
O presidente (PT) participou, nesta 5ª feira (30.out.2025), de uma reunião com lideranças da Comissão Global de Investidores Mining 2030, no Palácio Itamaraty, em Brasília. O encontro abordou investimentos e práticas sustentáveis no setor de mineração, com foco em minerais críticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O tema central da reunião no Itamaraty foi o futuro do setor, com ênfase em projetos de energia limpa e investimentos sustentáveis. O debate incluiu a discussão sobre o potencial de desenvolvimento de terras raras.
O governo implementa o Conselho Especial de Minerais Críticos e Estratégicos, vinculado à Presidência da República, para debater a exploração de cobre, lítio, níquel, manganês e grafita no país. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos, buscando apoio no Congresso para sua aprovação.
A reunião foi conduzida por Adam Matthews, presidente da Comissão Global de Investidores em Mineração 2030. A iniciativa reúne fundos internacionais que buscam ampliar a transparência e reduzir impactos ambientais do setor. Participaram, entre outros, o (PT), ministro da Fazenda; (PSB), Vice-Presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; , ministro das Relações Exteriores; (PSD), ministro de Minas e Energia; , ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; , ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Tarciana Medeiros, presidente do BB (Banco do Brasil); Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Ricardo Capelli, presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
A lista completa inclui ainda representantes de fundos de pensão da Noruega e Suécia, do ING Bank, da Igreja da Inglaterra, da Bolsa de Valores de Londres e do Instituto Global de Gestão de Rejeitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo interlocutores do Planalto, o clima no entorno do presidente foi de discrição. Lula tem evitado discursos após a operação policial no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. A ação policial, que envolveu o apoio de autoridades estaduais, se tornou um evento de grande repercussão.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!