Lula e Flávio Bolsonaro empatam em rejeição em nova pesquisa do Instituto Paraná. Levantamento aponta 45,3% de rejeição para Lula e 44,7% para Flávio.
Um novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (30), revela um empate técnico na rejeição entre os principais nomes da disputa presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) lideram os índices mais altos de eleitores que declararam “de jeito nenhum” não votar neles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa, com grau de confiança de 95%, foi conduzida com base em dados coletados de 2.080 eleitores em 160 municípios de 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro.
Os resultados indicam que Lula registra 45,3% de rejeição, enquanto Flávio Bolsonaro apresenta 44,7%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, o que demonstra um empate estatístico entre os dois candidatos nesse aspecto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.
Além da rejeição, a pesquisa avaliou o “potencial eleitoral” dos candidatos, considerando quem votaria “com certeza” e quem “poderia votar”. Lula possui 22,3% das pessoas que “poderiam votar”, com 31,5% afirmando ter certeza do voto no petista.
Flávio Bolsonaro registra 28,1% em “poderiam votar” e 26,3% com certeza do voto no filho de Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ratinho Junior (PSD) apresenta a menor taxa negativa entre os quatro nomes, com 33,8%. 60% dos entrevistados disseram que “poderiam votar” nele, enquanto apenas 5,3% afirmaram que votariam com certeza. Ele é desconhecido por 31,3% do eleitorado nacional.
Tarcísio de Freitas (Republicanos) soma 48,1% na categoria “poderia votar” e já conta com 15,1% de eleitores que “votariam com certeza. Ele é desconhecido por 22,7% dos entrevistados.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!