Lula classifica anúncio sobre 2026 como “erro” e reafirma foco nas eleições no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esclareceu nesta segunda-feira (27) sua fala sobre a possibilidade de disputar a reeleição em 2026. O petista classificou o anúncio feito durante sua viagem à Indonésia como um “erro”, ressaltando que a discussão deve ocorrer no Brasil, país onde reside seu eleitorado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar é no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá”, brincou o chefe do Executivo durante uma conversa com jornalistas, enquanto participava da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) na Malásia.
Em recente declaração, Lula admitiu, pela primeira vez, que pretende concorrer a um quarto mandato à Presidência da República. A fala ocorreu ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, durante um discurso. O petista enfatizou que seu mandato encerra em 2026, mas que o partido está preparado para disputar novas eleições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antigamente, Lula vinha expressando que a candidatura dependia de sua saúde. Em agosto, em entrevista à Itatiaia, o mandatário declarou que precisaria estar em boas condições físicas e mentais para almejar a presidência novamente.
Lula destacou que tem “certeza” de que a eleição seria difícil e que, caso fosse candidato, buscaria vencer a disputa. O cenário político atual demonstra um momento de fragmentação da oposição e de perda de destaque internacional do bolsonarismo, em parte devido aos diálogos entre Lula e Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Conforme apurado pela CNN Brasil, o anúncio antecipado da corrida presidencial foi uma estratégia de Lula para se aproveitar do contexto político. A fala ocorreu em meio a um momento de fragmentação da oposição e da perda de destaque internacional do bolsonarismo por conta dos diálogos de Lula com Trump, que se reuniram no domingo (26).
Pesquisas recentes indicam que Lula tem recebido uma avaliação positiva do eleitorado nas últimas semanas. Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda (27), mostra que o petista lidera todos os cenários de primeiro turno para as eleições de 2026.
Outra pesquisa, da AtlasIntel/Bloomberg, lançada na sexta-feira (24), aponta que o desempenho do presidente é aprovado por 51,2% dos brasileiros, enquanto seu índice de desaprovação é de 48,1%.
