Transição Energética e Minerais Críticos na Cúpula de Belém
Em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu a 2ª sessão temática da Cúpula de Líderes da COP30, na sexta-feira, 7 de novembro de 2025. O foco principal do painel foi a transição energética justa, ordenada e equitativa. O presidente reiterou a necessidade de superar a dependência de combustíveis fósseis, destacando a importância dos minerais críticos para o desenvolvimento de tecnologias como baterias e painéis solares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Minerais Críticos e a Cadeia Global
Lula enfatizou que o Brasil busca participar ativamente da cadeia global de valor dos minerais críticos, visando criar empregos, renda e segurança energética. Ele mencionou a necessidade de explorar mecanismos de troca de dívida por financiamento de iniciativas de mitigação climática e transição energética, um caminho válido para países em desenvolvimento.
Compromissos e Objetivos da Transição Energética
O presidente apresentou três compromissos centrais para a transição energética: implementar o acordo de Dubai (triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030), eliminar a pobreza energética (colocando a meta de acesso à energia limpa e à eletricidade nos planos climáticos nacionais) e descarbonizar setores desafiadores (usando combustíveis sustentáveis na indústria e no transporte).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Participantes e Encontros Bilaterais
A mesa da 6ª feira (7.nov.2025) contou com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A primeira-dama Janja Lula da Silva acompanhou o presidente durante o discurso.
A Cúpula de Líderes, um encontro preparatório de alto nível, reúne mais de 40 chefes de Estado e representantes de cerca de 140 países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Preparativos para a COP30
O presidente Lula ressaltou o objetivo da Cúpula de Líderes é enfrentar as divergências e que as palavras dos líderes serão a bússola da jornada a ser percorrida pelas delegações nas próximas duas semanas. O encontro preparatório tem caráter político e não deliberativo.
Agenda Presidencial
A agenda presidencial inclui encontros bilaterais estratégicos. Às 11h, Lula se reúne com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, para fortalecer a parceria na preservação da Amazônia. Espera-se que a Alemanha anuncie um aporte ao Fundo Florestal Tropical (TFFF).
Avaliação do Acordo de Paris
Às 16h, Lula participa da terceira sessão temática sobre os 10 anos do Acordo de Paris, onde serão avaliados os avanços conquistados e os recursos financeiros necessários para cumprir as metas globais de redução de emissões estabelecidas em 2015.
