Lula discute sucessor de Barroso com ministros do STF; Lewandowski participa

Presidente recebeu magistrados no Palácio da Alvorada; Lewandowski foi convidado para encontro importante. Leia na íntegra no Poder360.

14/10/2025 23:30

1 min de leitura

Lula discute sucessor de Barroso com ministros do STF; Lewandowski participa
(Imagem de reprodução da internet).

Indicação para o STF: Lula Discute Candidatos para a Cadeira de Roberto Barroso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião na noite de terça-feira (14.out.2025) com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a escolha do próximo indicado a ocupar a cadeira deixada pelo ministro Roberto Barroso. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presentes à reunião estavam os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também foi convidado para participar da discussão sobre o perfil do futuro indicado.

Atualmente, o nome mais citado para a vaga é o do ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias. O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também figura entre os candidatos, contando com o apoio de Flávio Dino e Gilmar Mendes. O atual presidente da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também tem defendido seu nome para a Corte.

Na segunda-feira (13.out), o senador Rodrigo Pacheco recebeu o presidente do STF, Edson Fachin, e Pacheco para tratar de projetos de interesse do Judiciário. Alcolumbre classificou o encontro como um momento de “parceria institucional”. Participaram também desse encontro o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin.

Outros dois nomes são considerados cotados para a vaga de Barroso: o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas e o corregedor-geral da União, Vinícius Carvalho.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):