Novo Líder do PT na Câmara Defende Veto à Dosimetria
O novo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, deputado (SC), destacou que a manutenção do veto do presidente Lula ao Projeto de Lei da Dosimetria será a primeira vitória da bancada. Em declarações na terça-feira (3 de fevereiro de 2026), o parlamentar enfatizou a importância da decisão como uma “experiência pedagógica” sobre o funcionamento da democracia, onde há ganhadores e perdedores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Metas para Este Ano
Além da Dosimetria, o deputado (RJ) que lidera a sigla na Casa Baixa apresentou outras prioridades para o ano. Uma delas é o fim da escala 6×1, que ele considera central para promover a produtividade e a saúde dos trabalhadores, buscando uma melhor qualidade de vida para o povo brasileiro. Outra meta é a negociação de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que ele pretende levar à votação em até 15 dias, ressaltando o papel de Luiz Inácio Lula da Silva como principal protagonista desse tratado.
Outras Questões em Debate
O novo líder do PT também abordou a questão da segurança pública, afirmando que o governo e a bancada não têm problemas com a violência, mas que o foco deve ser na “perda dela no PL Antifacção”. A regulamentação das big techs é outra prioridade, com o objetivo de proteger a democracia contra o uso de ferramentas como a inteligência artificial na disseminação de notícias falsas. O parlamentar alertou que uma mentira repetida muitas vezes pode influenciar o processo eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contexto e Prioridades do Governo
Todas essas questões são consideradas essenciais para o governo em um ano eleitoral. As pautas do fim da escala 6×1 e da segurança pública já são defendidas pelo governo desde 2025. O tema das big techs, por exemplo, tem sido frequentemente mencionado pelo presidente Lula em discursos recentes, especialmente em relação ao impacto das notícias falsas no processo eleitoral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
